terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

5 CURTAS SOTEROS

Livro, cinema e música no Espaço Unibanco de Cinema – Glauber Rocha

· Lançamento do Livro “Encontros e Debates” do VI Panorama
· Exibição de 5 curtas baianos premiados
· Festa da Confraria Du Balanço

No dia 04/02, às 21h, o Coisa de Cinema lança o segundo livro “Encontros e Debates”, publicação que contem conversas e reflexões que tiveram lugar na última edição do Panorama, que ocorreu entre maio e junho de 2010.
Um material rico, informações e pensamentos sobre o passado, presente e futuro do cinema brasileiro e mundial.
No livro, há uma longa entrevista com Orlando Sena, homenageado pelos seus 70 anos. O cineasta espanhol José Luís Guérin fala sobre o Tempo e a Memória no Cinema. Vincent Carelli e Francisco Serafim conversam sobre a trajetória do “Vídeo nas Aldeias”, em seus mais de 20 anos. Os atores João Miguel, Luis Carlos Vasconcelos e Irandhir Santos debatem com os cineastas Marcelo Gomes e Cao Guimarães sobre a relação complexa entre ator e diretor no cinema. Kleber Mendonça, Gabriel Mascaro, Daniel Lisboa e Silvana Olivieri falam da relação cinema e cidade, entre outros textos.

Na noite do lançamento, haverá exibição de cinco curtas baianos premiados em dezenas de festivais nos dois últimos anos. As 100 primeiras pessoas que retirarem bilhetes para assistir aos curtas receberão um exemplar do livro.
Doido Lelé, de Ceci Alves; Sarcófago, de Daniel Lisboa; Cães, de Moacyr Gramacho e Adler Fernandes (Kibe), e; Carreto e Nego Fugido, de Cláudio Marques e Marília Hughes, curtas que circularam por festivais brasileiros e estrangeiros, conquistando mais de 50 prêmios num ano marcado por excelente safra do curta nacional.
Nego Fugido foi considerado Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator no XVI Festival de Vitória. Carreto foi eleito o Melhor Curta e Melhor Roteiro no 38º Festival de Gramado. Há mais de vinte anos um filme baiano não ganhava o principal prêmio no tradicional festival latino-americano. Cães foi considerado Melhor Fotografia, Melhor Ator (Hilton Cobra) e Melhor Filme, pelo júri da crítica do 41º Festival de Cinema de Brasília. O Sarcófago, entre outros, foi eleito um dos três melhores filmes do 11º Festival Internacional de Belo Horizonte. Doido Lelé foi considerado pelo público o Melhor Curta do 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Esses são alguns dos principais prêmios conquistados por esses curtas, que serão exibidos em clima de manifesto pelo formato na Bahia. O curta-metragem é extremamente importante para o desenvolvimento do cinema, para a formação e intercâmbio dos cineastas. Pernambuco, por exemplo, possui uma forte política de apoio ao curta. Em 2011, ao menos 15 filmes curtos serão produzidos por lá, enquanto que aqui na Bahia teremos menos de 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário